Xiaomi bloqueia ROMs globais em dispositivos vendidos na China
Recentemente a Xiaomi começou a implementar novas medidas para os seus dispositivos, que podem vir a afetar um vasto conjunto de utilizadores. A empresa começou recentemente a bloquear os dispositivos que são vendidos na China, mas que acabam por ser modificados para usarem a versão de ROMs globais.
Como se sabe, a Xiaomi lança modelos diferentes de smartphones para o mercado da China e o global, sendo que os modelos chineses tendem a possuir preços mais em conta – mesmo depois de importados para outros países.
Uma prática bastante comum encontrava-se na compra de dispositivos na China, que depois eram modificados com a ROM global para serem vendidos em outros países. No entanto, esta medida vai agora ser consideravelmente mais difícil de se aplicar.
Com as recentes versões do sistema da empresa, quando se tenta instalar uma ROM global num dispositivo focado para a China, o sistema não funciona corretamente. Neste caso, surge uma mensagem de erro a informar que o hardware não é suportado pelo software, o que impede os utilizadores de usarem os dispositivos corretamente.
Isto pode ter impacto para quem tenha o hábito de comprar os dispositivos da Xiaomi em lojas da China para tentar poupar algum dinheiro, e depois altera a ROM para uma versão global. Agora os dispositivos devem vir de origem com a ROM focada para os mesmos.
Até ao momento, a limitação foi descoberta nos dispositivos da linha Redmi Note 13, mas é possível que venha a chegar a outros modelos em breve. A ter também em conta que o bloqueio apenas acontece quando se tenta instalar uma ROM global oficial da empresa, e não ROMs personalizadas.