Google agora suporta passkeys para Advanced Protection Program

Google agora suporta passkeys para Advanced Protection Program

A Google confirmou que, a partir de agora, as passkeys passam a ficar disponíveis para utilizadores que adiram ao Advanced Protection Program, o programa de alta segurança para as contas da empresa.

O Advanced Protection Program é um programa focado para contas de alto risco dentro da Google, como as de ativistas, jornalistas ou personalidades do governo. Estas são as que possuem mais riscos associados de serem atacadas, e o programa fornece uma camada adicional de segurança para as mesmas.

O mesmo garante mais proteção contra acessos indevidos e uso de apps de terceiros que podem ter acesso a dados sensíveis das contas, e potencialmente, levar ao roubo das mesmas ou de dados nesta presentes.

Agora, os utilizadores com contas Advanced Protection Program podem também usar as passkeys para garantirem a segurança das mesmas. As passkeys garantem mais segurança que as senhas regulares, visto ficarem associadas com apenas um dispositivo específico.

Além disso, estas funcionam de forma local, sendo que deixa de ser necessária a tradicional senha de acesso para entrar nas contas.

As passkeys encontram-se a ser cada vez mais usadas em diferentes plataformas pela internet, e garantem um meio de proteção adicional das contas, sem dados para serem roubados diretamente ou senhas. Mesmo que uma plataforma seja comprometida, não existe forma dos atacantes acederem às contas, visto que a autenticação está do lado dos utilizadores.

Associar as passkeys a contas Advanced Protection Program certamente que fará sentido, tendo em conta que pode ajudar a melhorar consideravelmente a segurança das contas em questão. Os utilizadores que pretendam usar o Advanced Protection Program devem ter em conta que existem requisitos para tal, sendo necessário hardware especifico para usar a mesma, e existem ainda limitações e mudanças na forma de usar apps externas.

De relembrar que, em Outubro, a Google tornou as passkeys o meio regular de acesso para contas Google tradicionais, e espera expandir a funcionalidade para ainda mais dos seus serviços.