TikTok regista quedas no investimento de grandes marcas em publicidade

TikTok regista quedas no investimento de grandes marcas em publicidade

O TikTok ainda se encontra disponível nos EUA, mas se tivermos em conta as medidas impostas para a plataforma no início do ano, isso pode não durar muito tempo. A rede social encontra-se em vias de ser banida dos EUA, o que pode vir a ter grandes consequências para utilizadores, criadores de conteúdos e marcas que usam a plataforma.

Se nada for alterado, em Janeiro do próximo ano, o TikTok pode vir a ficar indisponível nos EUA, com as medidas de bloqueio previstas pelo governo. Com isto, existem algumas marcas que estão a começar a ter de lidar com essa possibilidade.

De acordo com a Adweek, durante os meses de Abril e Maio, as marcas gastaram consideravelmente menos na publicidade pela plataforma. Os quatro maiores anunciantes do TikTok cortaram substancialmente os gastos em publicidade dentro da plataforma, já preparando o possível bloqueio da mesma nos EUA.

A Target terá reduzido o investimento em publicidade no TikTok por 30%, enquanto que a DoorDash desceu em 25%. Bayer e Procter & Gamble também reduziram os valores, em 20% e 10%, respetivamente.

Esta medida não é de todo inesperada. As empresas encontram-se a antecipar o possível bloqueio do TikTok nos EUA, preferindo por investir o dinheiro em outros lugares, e preparando também os utilizadores para essa mudança. Além da publicidade, muitas empresas também começam a investir menos tempo no TikTok e na criação de conteúdos para o mesmo, focando-se invés disso em outras plataformas.

Embora o TikTok ainda esteja em batalha legal com os EUA sobre este bloqueio, se nada se alterar, a plataforma deve mesmo ser banida dos EUA em breve.