Windows 11 recebe pequenas melhorias nos widgets do ecrã de bloqueio

Windows 11 recebe pequenas melhorias nos widgets do ecrã de bloqueio

O Windows 11 conta com a funcionalidade de widgets, que permite adicionar algumas informações extra tanto na barra de tarefas do sistema como no ecrã de bloqueio do mesmo. No entanto, existe poucas formas dos utilizadores personalizarem essa informação.

A nova build 26252 do Windows 11, disponível atualmente no canal Canary, conta com algumas mudanças na forma como os widgets vão funcionar, entre as quais encontram-se alterações para as configurações dos mesmos.

As novas opções dão novas formas de personalizar e configurar os widgets, que até agora não era possível. De momento a nova funcionalidade ainda não se encontra disponível para todos os utilizadores, mesmo que estejam como parte do programa de testes da Microsoft, portanto pode ainda demorar algum tempo a chegar na versão estável do sistema.

Ainda assim, a Microsoft afirma no seu blog que a nova build conta com um novo design para os cartões presentes nos widgets do ecrã de bloqueio. Estes contam agora com um fundo transparente em acrílico, similar ao que se encontra no restante efeito transparente dentro do Windows 11. Os utilizadores podem ainda personalizar a aparência dos cartões no ecrã de bloqueio, com espaçamento diferente.

Por entre as alterações desta build encontra-se ainda a capacidade de colocar uma aplicação fixa na barra de tarefas, a partir do menu inicial, bastando para tal arrastar a mesma para a barra inferior – uma pequena mudança, mas ainda assim importante.

Por fim, a empresa vai ainda recomendar aos utilizadores que desativem o HDR por entre as opções focadas em poupança de energia, de forma a ajudar na configuração do sistema para dar prioridade em autonomia.

Embora as mudanças previstas para os widgets do ecrã de bloqueio sejam certamente apreciadas, estas ainda parecem pequenas quando comparado ao potencial dos mesmos. Existe pouca forma de personalização e configuração, que a Microsoft ainda não conseguiu inteiramente acertar no ponto.

Por exemplo, ainda não é possível escolher quais os widgets que podem surgir neste formato, sendo que, por padrão, são usados os principais do sistema.