Google Chrome vai tornar mais dificil ignorar alertas de malware

Google Chrome vai tornar mais dificil ignorar alertas de malware

A Google encontra-se a realizar algumas mudanças no Chrome, que podem tornar mais complicado a tarefa de descarregar conteúdos potencialmente maliciosos pelo navegador.

Até agora, o navegador da Google já contava com sistemas de alerta sempre que se tentava descarregar conteúdos potencialmente perigosos. No entanto, ainda seria relativamente simples contornar estes alertas, algo que muitos realizavam simplesmente porque poderiam considerar como “falso positivo”.

No entanto, a Google encontra-se agora a preparar mudanças que podem tornar os alertas ainda mais persistentes e difíceis de contornar. Nas recentes atualizações do Chrome, os alertas para downloads maliciosos ficam mais difíceis de ser ignorados, sendo que algumas das opções para tal encontram-se agora mais “escondidas”.

alerta de malware chrome

Além de bloquear o download de potencial malware, o navegador agora vai também recomendar por padrão o remover o download do histórico, invés de simplesmente o permitir de ficar guardado no sistema.

A única forma dos utilizadores poderem descarregar um ficheiro que é considerado maliciosos seria acedendo diretamente à página de downloads do Chrome, e marcando a opção de permitir o download do mesmo – que surge também com o seu próprio alerta para o facto de ser potencialmente maliciosos.

mensagem de permitir download de malware no chrome

Por norma, a maioria dos ficheiros que possuem este género de alertas são realmente malware, mas ainda existem alguns casos de falsos positivos. Como sempre, a segurança deve ser tida em conta antes de tudo, e esconder as opções de permitir o download torna o processo mais complicado – o que pode ajudar a proteger os utilizadores.

Esta nova funcionalidade deve começar a surgir em futuras versões do Chrome, sendo que atualmente parece encontrar-se apenas na versão Beta do mesmo, em testes.