Microsoft recomenda reiniciar Windows 365 até 15 vezes devido a falha em Crowdstrike Falcon
A Microsoft confirmou que a falha na atualização que afetou recentemente milhares de computadores Windows, com o software CrowdStrike Falcon, terá também afetado sistemas com o Windows 365 na Cloud, que possuíam a suite de proteção instalada.
A empresa confirmou que sistemas Windows 365 com o software do CrowdStrike Falcon instalado poderiam também encontrar bloqueios no arranque do sistema, impedindo o acesso aos mesmos.
Embora tenham sido fornecidas formas de corrigir o problema no caso de sistemas Windows afetados pela falha, que envolviam aceder ao Modo de Segurança do mesmo, no caso do Windows 365 as opções de recuperação são consideravelmente mais limitadas. Isto porque o Windows 365 encontra-se na cloud, e não fornece meios de os utilizadores acederem a sistemas de recuperação como o Modo de Segurança.
Para este caso, a Microsoft recomendou aos utilizadores tentarem reiniciar as suas máquinas virtuais através do portal Azure, em alguns casos até 15 vezes. Isto poderia permitir que o sistema arranque corretamente e atualize o Falcon.
Em alternativa, os utilizadores podem também recuperar o sistema via o sistema Azure Backup, restaurando uma imagem anterior. No entanto, em alguns casos, isso pode envolver a perda de dados importantes.
A falha do CrowdStrike Falcon começou a afetar sistemas Windows durante a madrugada de 19 de Julho, onde os sistemas Windows subitamente começaram a apresentar ecrãs de erro. Esta falha levou a que milhares de sistemas, incluindo de infraestruturas críticas, fossem afetados.