X testa bloqueio de links em respostas para combater spam
Qualquer utilizador da X sabe que existe um vasto conjunto de spam na plataforma. Embora Elon Musk tenha prometido que iria resolver o problema do spam e bots na plataforma, na altura em que adquiriu o Twitter, isto ainda não foi realizado. Na realidade, considera-se que o spam dentro da X tem vindo a piorar consideravelmente desde que Musk se encontra a gerir a plataforma.
No entanto, a X pode agora estar a trabalhar numa forma de tentar reduzir o spam que se verifica nas respostas das mensagens publicadas na plataforma. A maioria do spam direciona os utilizadores para sites externos, e será neste ponto que a nova função pode ajudar.
De acordo com Nima Owji, a X encontra-se a trabalhar numa nova funcionalidade que vai permitir bloquear a publicação de links nas respostas a determinadas mensagens na plataforma. Os utilizadores podem, assim, ter controlo se devem permitir ou não links nas respostas a determinadas mensagens.
Os utilizadores ainda podem publicar livremente as suas mensagens, mas as que contenham links para fontes externas seriam bloqueados. Acredita-se que esta nova funcionalidade pode ser focada em tentar combater o spam na plataforma.
Christopher Stanley, diretor do departamento de segurança da X, confirmou que esta funcionalidade encontra-se realmente em testes, e que pode brevemente vir a ser lançada. Além de impedir certos bots, a funcionalidade também pode ajudar a prevenir possível spam de contas reais, ou links que direcionem para outras campanhas e sites de publicidade.
No entanto, esta função também pode evitar que os utilizadores tenham a capacidade de partilhar links para conteúdos factuais, quando sejam partilhados conteúdos potencialmente enganadores ou falsas notícias na X. As contas que as publicam podem simplesmente bloquear a capacidade de publicar links para prevenir o acesso e partilha dos conteúdos legítimos.