Trump afirma que Taiwan “roubou” negócio dos chips aos EUA
Durante uma recente entrevista, Donald Trump deixou claro que pretende modificar as relações que os EUA possuem com Taiwan, caso o mesmo volte ao poder nas eleições norte-americanas deste ano.
Para Trump, Taiwan deveria ter de pagar aos EUA pela defesa que o mesmo fornece contra a China, chegando mesmo a comparar a medida como uma empresa de seguros, onde os EUA estariam a fornecer “proteção” para a ilha.
O ex-presidente chegam mesmo a indicar que Taiwan terá roubado o negócio dos semicondutores dos EUA, em parte devido à atual política da Casa Branca neste aspeto, que o mesmo considera como “inútil”.
Trump afirma ainda que os EUA têm vindo a errar ao fornecerem investimentos para a produção de chips em Taiwan, e que isso tem vindo a custar largos milhões de dólares a empresas norte-americanas.
Estas declarações de Trump deixaram algumas preocupações dentro das empresas no setor, em parte porque Taiwan é atualmente responsável por produzir dois terços de todos os chips mais avançados que são distribuídos a nível mundial, enquanto que os EUA apenas possuem uma pequena fatia de 6%.
Um dos exemplos encontra-se na TSMC, que tem vindo a investir consideravelmente nas suas novas tecnologias de chips de 3 e até mesmo 1 nm, e que usam Taiwan para tal. De relembrar que, na altura em que Trump se encontrava como presidente, este terá várias vezes forçado a TSMC a construir as suas próprias fábricas nos EUA.