Dois cidadãos russos acusados de ataques a infraestruturas críticas dos EUA

Dois cidadãos russos acusados de ataques a infraestruturas críticas dos EUA

Embora tenha passado despercebido no meio da crise da CrowdStrike, as autoridades dos EUA revelaram ter descoberto dois hackers russos, com ligações ao grupo CARR.

Yuliya Vladimirovna Pankratova e Denis Olegovich Degtyarenko são associados pelas autoridades dos EUA de terem realizado vários ciberataques a infraestruturas críticas nacionais. Os mesmos acreditam-se fazerem parte do grupo Cyber Army of Russia Reborn (CARR), que é conhecido pelas suas ligações com a Rússia.

As atividades do grupo CARR começaram em 2022, e desde então envolviam apenas ataques de baixa intensidade contra algumas entidades. No entanto, este ano os ataques elevaram-se consideravelmente, sendo que foram registados vários contra entidades de infraestruturas críticas tanto nos EUA como na Europa.

O grupo parece ter-se focado em ataques contra infraestruturas que são consideradas como críticas para os países, como é o caso de cadeias de fornecimento de água e centrais elétricas. Em alguns dos casos, os ataques foram realizados com sucesso, tendo mesmo chegado a causar interrupções no fornecimento de água ou excedente de água em tanques de armazenamento.

As autoridades consideram que, embora os ataques do grupo tenham causado algum impacto, este foi relativamente pequeno. As autoridades dos EUA consideram que o grupo não possui conhecimentos técnicos para realizar ataques sofisticados, voltando-se apenas para ataques básicos como DDoS e outros similares.