Escritórios da Temu alvo de protestos dos vendedores
Milhares de revendedores que se encontram na plataforma Temu juntaram-se junto aos escritórios da PDD Holdings Inc, a entidade gestora da plataforma de vendas, como forma de protestar contra recentes medidas aplicadas pela entidade.
A maioria dos vendedores, que seriam pequenas entidades sediadas na China e que usam a Temu para fornecer os seus produtos à escala global, criticam as recentes medidas aplicadas pela plataforma contra os mesmos. Estes terão reunido uma pequena multidão junto aos escritórios da PDD Holdings Inc, e alguns terão mesmo conseguido entrar nas instalações – embora não tenham encontrado os executivos da mesma.
O protesto possui como tema principal as medidas que a PDD Holdings Inc tem vindo a aplicar para aumentar as suas receitas, prejudicando os vendedores, ao mesmo tempo que a empresa planeia expandir as suas operações a nível global.
Os vendedores acusam a entidade de aumentar as medidas para recolher o máximo de receitas possíveis dos mesmos, que acabam por prejudicar os vendedores. Entre algumas das medidas encontra-se a suspensão de pagamentos para vendedores que tenham críticas dos clientes, ou que não consigam atingir os padrões da entidade – como o envio dentro dos prazos previstos da mercadoria ou falhas nas descrições dos produtos.
As medidas aplicadas pela PDD Holdings Inc contra os vendedores aumentaram consideravelmente nos últimos tempos, e a maioria sem uma justificação clara. Muitos vendedores dizem ter sido penalizados sem terem certezas do motivo para tal.
Na maioria dos casos, a Temu suspende os pagamentos das receitas das vendas, ou aplica multas com base nas vendas realizadas.
Esta medida, no entanto, surge na mesma altura em que a PDD Holdings Inc encontra-se a tentar expandir as suas operações, com campanhas de marketing agressivas na escala global. A empresa tem vindo a surgir para vários mercados como um potencial local de compra e venda de produtos baratos e com entregas rápidas.
A Temu teria confirmado que alguns dos vendedores tiveram, efetivamente, as suas receitas suspensas devido a falhas pós-venda, mas não foram deixados detalhes sobre tal. A empresa afirma, no entanto, que estes vendedores não aceitaram realizar as diligências necessárias para resolver a situação pelos meios tradicionais, embora a empresa esteja aberta a resolver a situação com os mesmos.
De relembrar que vários analistas já apontaram críticas na Temu, indicando que as estratégias de manter os preços baixos com envios rápidos, que muitas vezes fazem a empresa perder dinheiro, não será uma estratégia que vá manter-se durante muito tempo. Eventualmente a “bolha” irá arrebentar.