Várias apps de streaming voltam a enganar a Apple

Várias apps de streaming voltam a enganar a Apple

A Apple é uma das entidades que possui as regras mais apertadas a nível de publicação de apps na App Store. Todos os conteúdos enviados para a loja de aplicações da empresa são analisados manualmente antes de serem aprovados, para evitar que conteúdos potencialmente maliciosos sejam colocados na mesma.

No entanto, de tempos a tempos, surgem algumas formas de contornar estas verificações. Recentemente foi descoberto que várias apps de streaming ilegal de conteúdos estariam a conseguir ser colocadas na App Store.

Recentemente demos conta de como várias apps teriam sido removidas da App Store, depois de descoberto que estariam a permitir acesso a conteúdos de streaming ilegalmente em alguns países. No entanto, parece que isso volta agora a acontecer.

Foram recentemente descobertas dezenas de apps que estariam disponíveis na App Store, mas que em certos países levavam os utilizadores para sites de streaming ilegal de filmes e séries. Um dos exemplos encontra-se na app “Collect Cards”, que embora aparentasse ter um funcionamento normal, em certos países eram apresentados filmes e séries para streaming.

Os criadores destas apps usam uma técnica interessante para contornar a moderação da Apple. Para utilizadores localizados nos EUA, é apresentada uma interface regular da app, com as funcionalidades que seriam esperadas da mesma.

Porém, para utilizadores noutros países – ou por vezes em países específicos – a app apresenta um conteúdo totalmente diferente, neste caso para sites de streaming de filmes e séries, juntando ainda publicidade.

Várias das apps agora descobertas já foram removidas, mas é bastante provável que venham a ser identificados outros casos no futuro, tendo em conta que esta técnica parece estar a ser adotada com algum sucesso para o envio das apps em violação dos Termos da App Store.