Digi confirma compra da NOWO por 150 milhões de euros
A Digi Portugal confirmou oficialmente que vai avançar com a compra da operadora NOWO em Portugal, pelo valor anunciado de 150 milhões de euros. A compra surge depois do negócio de compra por parte da Vodafone ter sido chumbada pela Autoridade da Concorrência.
Em comunicado, a DIGI confirma que vai comprar 100% da Cabonitel, a empresa que gere a NOWO, sublinhando que “O perímetro da transação inclui a Nowo Communications, o quarto maior operador de telecomunicações móveis e fixas de Portugal (integralmente detida pela Cabonitel)”.
Faz algumas semanas que existiam rumores sobre a possibilidade da NOWO vir a ser vendida à Digi, ainda mais tendo em conta que a nova operadora encontra-se bastante perto de ficar comercialmente disponível em Portugal.
A DIGI revela ainda que, atualmente, a NOWO possui cerca de 270 mil clientes móveis e cerca de 130 mil clientes fixos de telecomunicações. A compra permite ainda à operadora usar o espectro de redes 5G que a NOWO atualmente possui, abrangendo assim ainda mais utilizadores. De relembrar que a NOWO possui acesso às frequências de 1.800 MHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz, ao que se junta ainda as que a DIGI possui acesso.
No entanto, o interesse da DIGI pela NOWO não será apenas voltado para o 5G. A empresa pretende ainda que esta compra possa vir a ajudar a obter licenças para aceder a conteúdos de transmissões televisivas em Portugal, e para fornecer este serviço também aos clientes finais.
Recentemente foi indicado que a Digi estaria a verificar problemas para conseguir obter acordos de licenciamento com os principais grupos de media, e que poderiam prejudicar a oferta de serviços de TV pela mesma.
A compra da NOWO pode ajudar a garantir estes acordos, tendo em conta que os mesmos já se encontram atualmente estabelecidos com as principais entidades de media em Portugal.
De relembrar que a DIGI deverá fornecer a sua oferta comercial até ao final de Novembro deste ano, sendo que alguns testes já se encontram a ser realizados de forma local em certas regiões. A compra da NOWO também pode expandir o leque de clientes da empresa na sua oferta inicial.