Authy para desktop deixa oficialmente de funcionar
A Twilio confirmou que vai começar a descontinuar a aplicação Authy para desktop, forçando assim os utilizadores a terem de usar as apps em dispositivos móveis para obterem os seus códigos de autenticação.
A medida já tinha sido anunciada em janeiro deste ano, mas agora começa a ser efetivamente aplicada, com os utilizadores da app em desktop a serem desligados das suas contas. A versão do Authy para desktop foi descontinuada em Windows, Linux e macOS, e os utilizadores que tentem usar a mesma devem agora possui uma mensagem a indicar o fim de suporte da mesma.
Quem ainda teria a conta ativa na app, deve agora deixar de conseguir aceder à mesma pela aplicação, tendo de usar a app em smartphones para continuar a receber os códigos. A medida pode causar problemas para quem ainda mantinha a app ativa – apesar de todos os alertas – e que via na mesma uma forma simples e eficiente de obter os códigos neste ambiente.
No entanto, a mudança não parece estar a correr como a entidade previa, sendo que existem utilizadores que apontam falhas na sincronização de dados que existiam entre a app para desktop e as aplicações móveis. Alguns dos códigos de autenticação também parecem encontrar-se incorretos.
Quem usava apenas a app para desktop também não possui alternativa. Isto porque os dados serão permanentemente eliminados, a menos que tenham sincronizado as suas contas com dispositivos móveis antes do encerramento – embora o volume de utilizadores potencialmente afetados por tal seja relativamente pequeno.
De relembrar que não existe forma de exportar os códigos da Authy para outras aplicações. Quem pretenda migrar para uma nova aplicação, deverá ter de recriar todos os códigos de autenticação das suas contas.