Android, iOS e Google podem ser banidos da Rússia

Android, iOS e Google podem ser banidos da Rússia

A Rússia tem vindo a aplicar medidas contras as grandes empresas dos EUA, e ao que parece, o governo local pode agora estar a preparar novas medidas consideradas por muitos como “drásticas”.

Faz alguns meses que a Rússia tinha multado a Google e o TikTok por apresentarem no pais conteúdos que se encontram banidos – a maioria voltado para a guerra com a Ucrânia, que a Rússia continua a negar.

No entanto, o governo de Putin pode agora ir mais longe, com ideias de bloquear o uso de sistemas Android e iOS, além dos serviços da Google em toda a região. Caso a medida seja aprovada, deixa de ser possível usar sistemas Android e iOS nos dispositivos vendidos na Rússia, o que pode afetar consideravelmente as vendas na região e deixa os consumidores sem escolhas – tendo em conta que estes são os dois principais sistemas para dispositivos móveis.

No caso da Google, a medida pode impedir que os utilizadores na Rússia tenham acesso a vários dos serviços da empresa. Em parte, esta medida poderia ser implementada como resposta à constante censura que o governo russo tem vindo a tentar aplicar em sistemas como a pesquisa da Google.

De notar, no entanto, que não existe nenhuma medida concreta para o bloqueio ser aplicado de imediato. Para já, apenas fontes russas parecem indicar essa possibilidade como algo que o governo encontra-se a estudar.