Google acusada de monopólio a nível dos sistemas de pesquisa

Google acusada de monopólio a nível dos sistemas de pesquisa

A Google encontra-se a enfrentar novos problemas nos tribunais, desta vez com um caso que pode ter consequências para a empresa, e que afeta o sistema de pesquisa da mesma.

Um tribunal nos EUA considerou que a Google violou a lei, ao criar um monopólio a nível do mercado da pesquisa e da publicidade digital. Entre alguns dos pontos apresentados encontra-se o facto da Google ter pago a outras entidades para usarem o motor de pesquisa como “padrão” em diferentes serviços, forçando assim os utilizadores a terem de usar o sistema da empresa.

O caso aponta como a Google pagou mais de 26 mil milhões de dólares a várias fabricantes de smartphones e navegadores web, de forma a usarem o motor de pesquisa como o padrão para as suas atividades e nos seus sistemas.

Isto terá causado problemas para os principais rivais no mercado, como o Bing da Microsoft, fosse capaz de se adaptar em massa.

O caso envolveu ainda o mercado da publicidade digital, ao que o juiz aponta que, embora a Google não tenha um monopólio a nível da publicidade em geral, conta com o mesmo no que respeita a publicidade de texto – mais concretamente nos links que surgem nos resultados de pesquisa da empresa.

Este caso é bastante importante para o mercado, pois é a primeira vez que um tribunal nos EUA considera uma gigante da tecnologia como a Google culpada pela acusação de monopólio. Embora ainda não tenha sido reveladas as mudanças que a Google deve realizar, de relembrar que faz alguns meses que a empresa começou a implementar um sistema alternativo no Android para os utilizadores escolherem o motor de pesquisa padrão – sobretudo tendo em conta as novas leis europeias.

É ainda possível que, devido a este caso, a Google tenha de ser obrigada a separar a sua divisão de publicidade de outras associadas com a empresa. Os detalhes devem ser anunciados durante os próximos dias.