X avança para tribunais devido a boicote de anunciantes
A X, rede social adquirida por Elon Musk, confirmou que vai avançar com um caso em tribunal contra algumas das principais entidades associadas com publicidade digital e outras agências. Em causa encontra-se a forma como, segundo a X, estas entidades realizaram um boicote para evitarem que os anunciantes colocassem a sua publicidade na plataforma de Elon Musk.
O caso será aplicado contra uma coligação de várias agências de publicidade digital e alguns dos seus membros, de onde se encontra nomes como CVS Health, Mars, Orsted e Unilever.
A X acusa as entidades de terem realizado pressão junto dos anunciantes para evitarem publicar na X, durante a sua aquisição por parte de Elon Musk e a mudança de Twitter para X, e que envolve ainda a GARM, Global Alliance for Responsible Media.
A GARM foi criada por membros da World Federation of Advertisers (WFA) em 2019, e envolve algumas das maiores empresas e agências de publicidade a nível mundial. Esta teria foco em criar padrões para a indústria da publicidade digital, bem como padrões de segurança para as marcas a nível desta secção.
A X acusa a GARM de conspirar contra a plataforma, e de incentivar os anunciantes a não colocarem as suas campanhas na X, de forma a realizarem um boicote para a rede social – que, na altura, estava a ser alvo de duras criticas sobre a transição para X, falta de moderação, apelo de Musk a mudanças drásticas em vários campos, desinformação e várias outras campanhas de ódio, algumas das quais ainda se encontram na plataforma.
Na altura, a GARM teria recomendado os anunciantes a não usarem a X para as suas campanhas de publicidade, face a todas as possíveis consequências para tal a nível da imagem das marcas. Esta recomendação surgiu na mesma altura em que várias fontes independentes também comprovaram que a publicidade estaria a surgir, dentro da X, próxima de conteúdos de ódio, devido à falta de moderação da plataforma e a sua ideia de “liberdade de expressão” para todos.
Este novo caso da X é mais uma das medidas da empresa para tentar combater a queda de receitas provenientes da publicidade na plataforma. Desde que a empresa foi adquirida por Elon Musk, muitos anunciantes deixaram de usar a plataforma.
A par com a X, também a plataforma de vídeos Rumble confirmou que vai juntar-se neste caso contra a GARM e WFA.