X vai ser investigada na Irlanda pela recolha de dados para treino do Grok
A X, de Elon Musk, encontra-se a ser alvo de uma nova investigação na Irlanda, desta vez devido à recolha e uso de dados dos utilizadores da plataforma sem consentimento. Esta medida surge depois da X ter começado a recolher dados da plataforma e dos seus utilizadores, para treinar os modelos de IA do Grok, sem que os utilizadores tenham dado permissão para tal.
A medida começou a ser realizada recentemente, quando a X confirmou que iria usar os dados dos utilizadores para treinar os modelos de IA. No entanto, a recolha dos dados estaria a ser realizada para todos por padrão – ou seja, os utilizadores teriam automaticamente todos os seus conteúdos usados para este fim.
Embora a opção de desativar essa recolha de dados estivesse disponível, o problema encontrava-se no facto de ser ativada por padrão para todos.
A Data Protection Commission (DPC) da Irlanda já se tinha revelado surpreendida pela medida, considerando que esta é uma clara violação das leis de privacidade – algo que seria do conhecimento básico e visível para qualquer um. Apesar disso, a X ativou a funcionalidade para todos, passando a recolher os dados.
Caso a X seja considerada culpada pela recolha ilegítima de dados dos seus utilizadores, pode ter de enfrentar uma multa de 4% das receitas globais da empresa. A DPC considera que a investigação deste problema deve ser verificada o mais rapidamente possível, tendo em conta a recolha massiva de dados da plataforma.
Esta medida surge no mesmo dia em que a X confirmou que iria começar a processar vários grupos de anunciantes, depois de terem realizado um boicote publicitário na X.
O TugaTech tentou obter informações sobre o caso, mas não existe forma de contacto externa da empresa, com Elon Musk a não comentar a situação.