Manjaro Immutable encontra-se agora em testes
A distribuição de Linux Manjaro encontra-se a testar uma nova versão do seu sistema, que integra o novo Manjaro Immutable, usando Arkdep.
Este sistema pretende usar o Arkdep para criar uma versão Immutable do sistema de ficheiros, o que poderá ter vantagens para os utilizadores a nível de segurança. A equipa responsável pelo sistema alerta, no entanto, que esta versão ainda se encontra numa fase experimental, e não é recomendado de usar no dia a dia – tendo em conta que pode levar a perdas de dados ou erros irrecuperáveis.
De relembrar que um sistema imutável coloca certas partes do sistema operativo, como o código base do mesmo, impossíveis de serem modificadas, de forma a evitar que possam ser alvo de ataques. Isto garante uma maior segurança, embora dê menos controlo aos utilizadores para realizarem alterações mais profundas no mesmo.
A ideia da equipa será obter o feedback da comunidade sobre o Manjaro Immutable, de forma a poder eventualmente integrar o mesmo e a sua tecnologia na versão futura do Manjaro. Eventualmente, esta versão experimental pode vir a passar para a futura distro do Manjaro Gaming Edition, uma versão do sistema adaptada para utilizadores que pretendam usar o Linux para jogos.
Este sistema poderá vir a ser o que irá ser usado no Orange Pi Neo, um futuro dispositivo de gaming portátil que se encontra em desenvolvimento.
De notar que o Manjaro Gaming Edition não virá substituir a versão tradicional do Manjaro, que ainda irá ficar disponível para os utilizadores em geral.