Google Chrome vai ficar mais seguro com análise de extensões e ficheiros descarregados
Durante o ano passado a Google revelou um conjunto de melhorias de segurança para o Google Chrome, no sentido de tentar tornar o navegador mais seguro para os utilizadores. E estendendo essa funcionalidade, agora o Chrome alerta também quando o utilizador esteja para instalar extensões potencialmente maliciosas.
Dentro da funcionalidade Enhanced Safe Browsing, o Chrome agora irá alertar os utilizadores sempre que for identificada uma extensão que possa não ser fidedigna ou que possa comprometer informação sensível dos utilizadores – mesmo que seja instalada de fontes como a Chrome Web Store.
Este sistema irá analisar as extensões a serem instaladas para identificar sobretudo permissões que possam ser suspeitas ou que possam ser usadas para fins maliciosos. Este sistema irá ter por base também a popularidade das extensões – portanto uma extensão que sejam bastante utilizada deixará de receber avisos sobre possíveis usos indevidos caso tenha um grande conjunto de utilizadores e venha de fontes seguras.
Além desta novidade, o Enhanced Safe Browsing agora permite também que os utilizadores possam enviar ficheiros suspeitos descarregados pela Internet diretamente para a Google, de forma a validar se os mesmos são seguros. Este sistema irá analisar os ficheiros para determinar a sua segurança com base em várias escalas, protegendo os utilizadores de possíveis ficheiros maliciosos logo à partida.
Ambas estas funcionalidades estão agora a ser disponibilizadas sobre a versão mais recente do Google Chrome 91 e para todos os utilizadores.