Cientistas estudam teoria que Universo pode ser apenas uma simulação
Os filmes de Matrix indicavam que os seres humanos viviam dentro de uma simulação digital, controlada por um grupo de máquinas. Embora a ideia tenha sido adaptada para uma saga de filmes de sucesso, a realidade é que existem alguns cientistas que também acreditam nessa possibilidade para o mundo real.
Um grupo de físicos, liderados por Thomas Campbell, ex-cientista da NASA, apontam que o universo é apenas uma simulação, e que estamos todos a viver dentro dela. Campbell aponta a teoria de que tudo o que é conhecido do universo encontra-se apenas criado no formato de uma simulação, algo parecido ao de um videojogo.
A realidade seria, nesta teoria, criada conforme o pedido de uma entidade observadora de tudo. Esta teoria, embora esteja ainda a ser estudada, não teve até agora provas concretas de que seja real.
No entanto, baseia-se fortemente na ideia dos filmes de 1999, e aplica algumas das teorias da física atual para tentar comprovar que tudo o que existe no mundo, e no universo, foi criado por meio de conteúdos digitais.
Obviamente, a ideia não passa para já de uma teoria, embora os cientistas pretendam continuar as experiências para tentar compreender e confirmar a mesma.