AMD pode não lançar novas placas baseadas em RDNA 3
A AMD pode estar a preparar-se para realizar algumas mudanças nas suas linhas de placas gráficas, passando a focar-se na geração de gráficas RDNA 4. De acordo com algumas fontes, a empresa pode vir a descontinuar a produção de placas baseadas em RDNA 3.
Com isto, a empresa pode não chegar a lançar os modelos RX 7400 e RX 7300, que os rumores apontavam como sendo as últimas placas lançadas sobre a arquitetura RDNA 3 no mercado. A Radeon RX 7600 XT seria o último modelo a ficar comercialmente disponível – tendo em conta o seu lançamento em Janeiro deste ano.
Na altura, a Radeon RX 7600 XT foi categorizada como uma placa gráfica de gama intermédia, voltada para quem pretenda uma solução mais em conta para jogos em Full HD.
As fontes indicam ainda que, até ao momento, nenhuma das empresas parceiras da AMD encontra-se a trabalhar ativamente numa nova placa baseada em RDNA 3, o que parece indicar ainda mais forte os rumores como verdadeiros.
Invés disso, a AMD deve voltar as suas atenções para as novas placas RDNA 4, onde se encontra a Radeon RX 8000. É possível que este e outros modelos venham a ser confirmados no inicio de 2025, provavelmente durante o evento CES 2025.
Ao mesmo tempo, os rumores indicam ainda que a AMD não tem intenções de competir diretamente com modelos mais avançados de gráficas, nomeadamente para competir com os modelos Nvidia GeForce RTX 4090. A empresa deve voltar as suas atenções apenas para modelos intermédios e de entrada, onde o preço final de venda é um dos pontos em destaque.