Google vai desativar Adsense na Rússia

Google vai desativar Adsense na Rússia

A Google encontra-se a aplicar medidas conta contas do AdSense, a plataforma de publicidade da empresa, usada por criadores de conteúdos na Rússia. Num conjunto de emails que começaram a ser enviados no final da semana passada, a Google começou a alertar os utilizadores russos para que não podem continuar a usar a plataforma.

O Google AdSense é uma plataforma da Google, que permite a criadores de conteúdos no YouTube ou a editores de sites receberem receitas dos conteúdos através da apresentação de publicidade.

No entanto, como parte das sanções que já estavam previstas da Google contra a Rússia, a empresa começou agora a notificar os utilizadores Russos que as suas contas do AdSense iriam começar a ser desativadas. Quem receber o email de cancelamento da conta por este motivo deve ainda ter a indicação de que os pagamentos em suspenso serão realizados entre 21 e 26 de Agosto – supondo que não existem outras suspensões nas contas em pagamento.

mensagem da google sobre adsense

Depois destas datas, os criadores de conteúdos e websites onde o AdSense se encontre configurado não irão apresentar publicidade, e as receitas não serão mais criadas.

Para muitos criadores de conteúdos na Rússia, e vários websites, esta medida terá efeitos consideráveis, tendo em conta que ainda era uma das poucas receitas de onde se poderia obter das plataformas da Google. Os dados apontam que 5.7% de todo o tráfego do YouTube a nível global parte da Rússia, o que indica que existe uma elevada quantidade de criadores na região.

No entanto, a medida não será de todo inesperada, tendo em conta que a plataforma do Google Ads encontra-se desativada na região desde Março de 2022.