Windows 11 pode alterar radicalmente o menu inicial com novo design

Windows 11 pode alterar radicalmente o menu inicial com novo design

O Windows 11 tem vindo a receber várias mudanças na sua interface, e a barra de tarefas e menu inicial do sistema são apenas dois exemplos disso. Com a chegada do Windows 11 ao mercado, muitos consideraram as mudanças como “drásticas”, embora a empresa tenha vindo a tentar tornar a experiência mais agradável para todos.

Mas existem sempre melhorias que podem ser feitas, e recentemente, alguns rumores apontam que o menu inicial do sistema pode vir a receber uma das maiores mudanças de sempre.

Atualmente, quando os utilizadores pretendem aceder a uma lista de todas as aplicações instaladas no sistema, é possível usar o menu inicial para tal. No entanto, estas surgem como uma lista em ordem alfabética.

Porém, as mais recentes versões do Windows 11 parecem estar a testar um novo design, que iria agrupar as aplicações em diferentes categorias. Por exemplo, as apps poderiam ser distribuídas com base nas categorias destas, como de programação, entretenimento, música e outras.

menu inicial com novo design no windows

Esta ideia já se tinha verificado no Windows 10, mas parece que a empresa pretende agora aplicar a mesma na mais recente versão do sistema operativo. As aplicações, conforme vão sendo instaladas, são também organizadas nas corretas categorias – embora os utilizadores as possam alterar conforme pretendam.

Ao mesmo tempo, este novo design relembrar os menus adotados pela Biblioteca de apps no iOS, onde as apps instaladas nos dispositivos são organizadas por categorias diferentes, de forma a encontrar mais rapidamente o que se pretende.

Para já, as mudanças parecem encontrar-se apenas em testes, tendo sido descobertas no Windows 11 no canal Beta. É possível que venham a ficar eventualmente disponíveis para todos os utilizadores na versão final do sistema.