Alphabet pode vir a ter de separar várias empresas da Google
A Google encontra-se a enfrentar um processo contra o Departamento de Justiça dos EUA, que pode vir a afetar consideravelmente a forma como a empresa atua no mercado. Isto pode obrigar a que a Alphabet, empresa mãe da Google, tenha de realizar mudanças consideráveis na estrutura da empresa.
De acordo com as mais recentes informações sobre o caso, as autoridades dos EUA pretendem que a Alphabet venha a separar várias das suas divisões em empresas individuais, de forma a tentar combater o monopólio criado pela Google.
Além disso, encontra-se ainda a ser estudada a possibilidade de a Alphabet ter de partilhar dados da empresa com os seus principais concorrentes, sobretudo a nível da IA, de forma a evitar que possa ter uma vantagem considerável no mercado.
As possíveis medidas ainda se encontram a ser estudadas, mas uma das que é apontada passa por separar o Android da Google, colocando o mesmo como a sua própria divisão. É ainda possível que a Google tenha de vender a divisão da Adwords – a plataforma de publicidade da mesma.
Também se encontra em estudo a possibilidade de a empresa ter de remover a participação que possui no Chrome, tendo em conta que o mesmo é baseado no Chromium, que já é por si só de código aberto.
Estas medidas podem vir a levar a grandes mudanças para a Google, que alteram consideravelmente a forma de atuação da empresa. No entanto, e para já, nenhuma das partes envolvidas deixou comentários sobre o caso.