AltStore agora pode ser acedida na União Europeia sem taxas
A AltStore foi uma das primeiras lojas de aplicações para dispositivos da Apple a ficar disponível na União Europeia, tendo em conta a nova legislação da região que obriga a Apple a permitir lojas de apps alternativas à App Store.
Inicialmente, para os utilizadores terem acesso à plataforma, era necessário realizar uma compra de 1.50 euros, que era usada como forma de cobrir os custos associados com a taxa da Apple, que permite a instalação de lojas alternativas nos dispositivos da empresa.
Porém, devido a um recente acordo com a Epic Games, essa taxa deixa agora de ser aplicada. Isto vai permitir que qualquer utilizador possa aceder a esta plataforma alternativa, sem que tenha de pagar para tal.
Esta novidade acredita-se que pode vir a beneficiar a App Store alternativa à da Apple, permitindo que mais utilizadores tenham acesso à mesma para instalarem as suas aplicações. Ao mesmo tempo, pode ainda permitir que mais programadores tenham interesse em fornecer as suas apps dentro desta, e chegar assim a novas comunidades.
Para quem já tenha adquirido a subscrição anual da plataforma, que obrigava ao pagamento da taxa anualmente, a entidade afirma que essa subscrição será agora automaticamente cancelada, para não serem aplicados novos valores no futuro.
É importante relembrar que a Apple foi obrigada, de acordo com os termos da nova legislação da DMA na União Europeia, a ter de permitir o uso de lojas de aplicações alternativas aos utilizadores dos seus sistemas, algo que a empresa começou a realizar, mas com algumas limitações, como é o caso de uma nova taxa que deve ser paga como forma de regalia para quem pretenda lançar a sua própria App Store alternativa.