Comissão Europeia requer à Meta mais informações por encerramento do CrowdTangle

Comissão Europeia requer à Meta mais informações por encerramento do CrowdTangle

Faz algum tempo que a Meta decidiu que iria encerrar o CrowdTangle, uma plataforma da empresa usada por investigadores e analistas, com o objetivo de analisarem a forma como os conteúdos eram partilhados dentro da rede social da empresa.

Esta medida foi fortemente criticada, sobretudo porque dificulta a tarefa dos jornalistas, analistas e investigadores de analisarem a forma como a plataforma gere conteúdos que vão sendo partilhados pelos utilizadores.

E agora, parece que a medida chamou à atenção também da Comissão Europeia, que recentemente veio confirmar ter pedido mais informações à Meta sobre a decisão de encerrar o CrowdTangle.

Anteriormente, a CE já tinha deixado críticas a esta medida, indicando que poderia tornar mais complicada a tarefa de monitorizar as eleições de 2024. Mas agora, a entidade vai requerer mais detalhes sobre a decisão da Meta em encerrar a plataforma e quais as alternativas existentes para quem anteriormente usava o CrowdTangle.

Além disso, será ainda analisado a forma como a Meta encerrou a plataforma, e como esta pode violar algumas das novas legislações europeias, nomeadamente a Lei dos Serviços Digitais, que obriga a entidade a ter um fácil acesso à sua informação para investigadores.

“A Comissão está a solicitar à Meta que forneça mais informações sobre as medidas que tomou para cumprir as suas obrigações de dar aos investigadores acesso a dados publicamente acessíveis na interface online do Facebook e do Instagram, conforme exigido pelo DSA, e sobre os seus planos para atualizar as suas funcionalidades de monitorização de eleições e discursos cívicos”, escreveu a Comissão da UE num comunicado. “Especificamente, a Comissão está a solicitar informações sobre a biblioteca de conteúdos e a interface de programação de aplicações (API) da Meta, incluindo os seus critérios de elegibilidade, o processo de candidatura, os dados a que se pode aceder e as funcionalidades.

Até ao momento a Meta não deixou comentários sobre esta medida da CE. Anteriormente a empresa tinha referido que uma das alternativas ao CrowdTangle seria o Meta Content Library, embora muitos tenham considerado a alternativa como bastante mais limitada e o próprio acesso é consideravelmente mais difícil de ser feito, com um processo de avaliação da Meta bastante rigoroso.