Patch Tuesday do Windows está a causar problemas em sistemas dual-boot
De acordo com os relatos de vários utilizadores, o Patch Tuesday de Agosto para o Windows 11 encontra-se a causar problemas em sistemas dual-boot. A atualização parece estar a causar falhas no arranque para sistemas dual-boot com Linux e que tenham o Secure Boot ativo.
As falhas começaram a ser reportadas por vários utilizadores nos fóruns de suporte da Microsoft, sendo que a causa comum encontra-se que os sistemas possuem dual boot com distros de Linux e possuem o Secure Boot ativo. Os utilizadores que instalem a atualização deixam de conseguir carregar corretamente a versão do Linux.
Este problema aparenta encontrar-se relacionado com a atualização do Secure Boot Advanced Targeting (SBAT), que o Patch Tuesday introduz, e corrige uma vulnerabilidade conhecida no mesmo. A Microsoft terá também confirmado este problema, indicando que já se encontra a analisar a situação.
No entanto, a empresa afirma que o problema apenas se encontra presente em sistemas que possuem dual boot com versões antigas do Linux, que possuem versões do GRUB2 desatualizadas. A empresa recomenda que os utilizadores afetados verifiquem por atualizações junto dos distros que usam.
Entre os sistemas afetados encontra-se o Ubuntu, Linux Mint, Zorin OS, Puppy Linux, entre outros. O problema parece também acontecer em sistemas com versões recentes do GRUB, o que não vai de encontro com o que a Microsoft indica.
Oficialmente, a Microsoft também não indica que a atualização está diretamente relacionada com os problemas reportados, pelo que não existe nenhum bloqueio para a instalação da mesma, incluindo em sistemas que efetivamente tenham dual boot.