Equipa da Unicoin perdeu acesso a emails da Google durante quatro dias

Equipa da Unicoin perdeu acesso a emails da Google durante quatro dias

Um hacker terá recentemente comprometido as contas da plataforma de criptomoedas Unicoin, depois de conseguir obter acesso a todas as contas do Google Workspace da entidade e de alterar as senhas de acesso de todos os utilizadores.

A Unicoin é um projeto de uma criptomoeda, que tem vindo a ganhar destaque nos últimos tempos no mercado. Recentemente, a entidade confirmou que um hacker terá conseguido obter acesso ao painel de administração da conta do Google Workspace da entidade, tendo impedido o acesos a todas as contas de email e serviços da mesma.

O hacker procedeu com a alteração da senha de acesso de todos os utilizadores na conta, o que impediu o acesso às mesmas durante vários dias. Segundo o documento entregue às autoridades, o atacante terá acedido à conta de Administrador do Google Workspace, onde rapidamente procedeu com o reset de todas as senhas das contas na entidade.

Os funcionários deixaram assim de ter acesso às suas contas de email, mas também a todas as plataformas da Google que usavam, como o Google Drive e Gmail. O restauro do acesso às contas apenas foi possível quatro dias depois, a 13 de Agosto.

A entidade ainda se encontra a analisar o impacto do acesso, mas o atacante, durante o período em que esteve no controlo das contas, pode ter acedido a dados sensíveis da entidade, partilhados internamente pelo serviço. Numa investigação inicial, a entidade confirmou que foram acedidos vários dados de funcionários da instituição, bem como de fornecedores.

Algumas mensagens contendo informação pessoal podem ter sido acedidas, e algumas das contas de email foram ainda usadas para enviar mensagens fazendo-se passar como a entidade.

Apesar do acesso aos dados, a entidade afirma que o ataque não deve causar impacto a nível financeiro na instituição ou terá qualquer impacto para os clientes da criptomoedas.