Fabricante Microchip confirma ataque informático em vários sistemas

Fabricante Microchip confirma ataque informático em vários sistemas

A fabricante de semicondutores Microchip Technology confirmou ter sido a mais recente vítima de um ataque informático, de onde podem ter sido recolhidos dados sensíveis da empresa e de entidades parcerias.

De acordo com o comunicado da empresa sobre o incidente, foram identificados acessos não autorizados a certos sistemas e servidores usados pela entidade, essenciais para as operações da entidade no dia a dia.

O acesso indevido terá sido identificado no dia 17 de Agosto, quando a empresa verificou que foram realizados acessos de terceiros a alguns dos seus sistemas. No entanto, a investigação apenas viria a confirmar que os acessos foram realizados por entidades maliciosas no dia 19 de agosto.

Os sistemas afetados foram colocados em quarentena, isolados de todos os restantes da rede, mas é possível que o atacante tenha conseguido aceder a dados internos da empresa, e recolher os mesmos dos sistemas afetados.

A empresa afirma ainda que, face ao ataque, algumas das suas linhas de produção podem estar a trabalhar de forma limitada, algo que a mesma encontra-se a trabalhar para resolver. A investigação do incidente ainda se encontra a decorrer, portanto novas informações podem vir a surgir nos próximos dias.

Até ao momento ainda se desconhecem detalhes sobre a extensão do ataque, ou quais os dados que podem ter sido comprometidos. Desconhece-se ainda se o ataque terá sido associado com ransomware ou um ataque isolado.

Este incidente não surge numa das melhores alturas, tendo em conta que a Microchip foi uma das empresas norte-americanas que a administração de Biden forneceu quase 162 milhões de dólares para expandir as suas operações em solo americano, com novas fábricas previstas para os próximos tempos de serem construídas.

A ter ainda em conta que a Microchip Technology é uma empresa que desenvolver alguns chips e componentes fundamentais para certas áreas, tendo várias parcerias com entidades diversas no mercado – incluindo algumas entidades associadas com governos e forças de segurança.