Xiaomi encontra-se a trabalhar em chip dedicado para 2025
Tal como muitas outras empresas começam a realizar, a Xiaomi pretende criar o seu próprio chip para futuros dispositivos no mercado. Os rumores sobre tal não são recentes, mas começaram a ganhar força nos últimos tempos, e agora surgem novas informações sobre os planos para tal.
De acordo com os recentes rumores, a Xiaomi encontra-se a trabalhar num novo SoC dedicado, que vai ser usado em futuros dispositivos da empresa, e pretende ultrapassar o desempenho final de chips da MediaTek e Qualcomm.
O leaker Yogesh Brar aponta que este SoC deve usar uma arquitetura N4P da TSMC, que será a mesma que é usada pelo Snapdragon 8 Gen 3. Isto deve permitir que o chip venha a ter uma boa eficiência energética, aliada a um bom desempenho em geral.
No entanto, embora o desempenho seja algo em foco, este pode não ser o mais avançado do mercado. Os rumores apontam que o desempenho do SoC da Xiaomi deve aproximar-se ao do Snapdragon 8 Gen 1. Ou seja, a confirmar-se o chip da Xiaomi deve manter um desempenho que se encontra três gerações atrás do chip mais recente da Qualcomm.
Atualmente o chip ainda se encontra numa fase de desenvolvimento, portanto as características finais ainda podem ser alteradas até uma versão comercialmente disponível. Estima-se que a apresentação do mesmo venha a ocorrer durante o primeiro semestre de 2025, mas os detalhes sobre o nome do SoC são ainda desconhecidos.
Acredita-se ainda que o mesmo deve usar um modem 5G da Unisoc, o que pode ajudar a reduzir os custos finais. Espera-se que a Xiaomi lance novos produtos em 2025, entre os quais alguns modelos que podem contar com este SoC.