Alexa pode receber plano de subscrição para suporte a IA
Faz algum tempo que os rumores apontam para a Amazon estar a trabalhar numa nova plataforma para a Alexa, que iria integrar funcionalidades de IA com o assistente da empresa. E ao que parece, os planos para tal estão a avançar, tanto que existem agora novas informações sobre o mesmo.
De acordo com algumas fontes, a Amazon encontra-se a trabalhar num novo plano de subscrição para a Alexa, que vai permitir aos utilizadores terem acesso a funcionalidades mais avançadas do assistente, com recurso a Inteligência Artificial.
Conhecido apenas como “Alexa Plus” – nome que ainda pode ser alterado – este plano iria permitir integrar funções de IA no Alexa, ampliando largamente as suas capacidades. Ao mesmo tempo, o assistente poderia ainda ter respostas mais naturais e realizar ações de forma proativa.
O sistema seria capaz de reconhecer a voz de cada utilizador diferente, realizar pesquisas mais avançadas e responder a perguntas complexas, tendo atrás de si as capacidades de IA do modelo da Amazon.
Por exemplo, o novo Alexa Plus seria capaz de fornecer receitas adaptadas para cada utilizador, com base nas suas preferências ou restrições alimentares. Seria ainda capaz de manter o contexto da conversa mesmo com respostas diferentes a serem fornecidas no meio – basicamente, teria a capacidade de se “lembrar” das conversas para o futuro.
Existem ainda rumores que a Amazon pode estar a preparar também uma versão “web” da sua IA, que iria competir diretamente com o ChatGPT, embora seja também uma opção paga. O preço final ainda é algo desconhecido, mas estima-se que fique entre os 5 e 10 dólares mensais para acesso à plataforma.