Mono vai ser transferido para os criadores do Wine

Mono vai ser transferido para os criadores do Wine

A Microsoft confirmou que vai doar a gestão do Mono Project para os criadores do Wine, a popular aplicação para Linux que permite emular o ambiente do Windows e executar aplicações do mesmo em Linux.

Mono era uma implementação open-source do Microsoft .NET para o sistema Linux, que permita aos programadores criarem aplicações compatíveis com diferentes sistemas. Apesar da ideia, o projeto tinha sido abandonado pela Microsoft, que já teria confirmado que iria descontinuar a sua atualização.

Porém, invés de terminar completamente o desenvolvimento, a Microsoft optou por transferir a gestão do mesmo para os programadores do Wine. Isto vai permitir que o desenvolvimento seja mantido, ao mesmo tempo que as atualizações lançadas para o Mono podem também ajudar a desenvolver um sistema para o Wine mais estável, e compatível com ainda mais aplicações.

Espera-se que a atualização do projeto seja feita durante os próximos dias, e que eventualmente o seu desenvolvimento vai ser continuado. Isto evita também que sejam criados projetos derivados para manter o desenvolvimento.