Starlink com contas bancárias congeladas no Brasil
A X encontra-se a poucas horas de ser bloqueada no Brasil, mas a medida vai afetar também outras empresas das quais Elon Musk é responsável, entre as quais se encontra a Starlink.
Depois do juiz Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), ter ordenado a X a atribuir um representante da empresa no pais, ou a plataforma iria ser bloqueada, Musk não realizou essa medida. Com isto, a X encontra-se agora em vias de ser bloqueada no Brasil.
Porém, outras empresas associadas a Musk também se encontram a ser afetadas, entre as quais encontra-se a Starlink da SpaceX. A entidade referiu recentemente que teve as suas contas bancárias suspensas no Brasil, o que impede que a empresa realize qualquer transação com os clientes na região.
A Starlink acusa as autoridades brasileiras de aplicarem pressão a Musk para aceitar as ordens do STF. Apesar dessa medida, tanto a Starlink como Elon Musk não parecem ter intenções de se mover da ideia original, que será não realizar qualquer ação requerida e levar ao bloqueio de uma das maiores redes sociais no Brasil.
A Starlink afirma que a acusação do juiz é infundada, e que se baseia em pontos inválidos. Ao mesmo tempo, a Starlink encontra-se a ser injustamente associada com a X, mesmo sendo entidades completamente separadas entre si. A empresa sublinha ainda que o bloqueio das contas bancárias da empresa constitui uma violação da Constituição do Brasil, e que pretende agir judicialmente contra o governo local.