Entidade Reguladora do Reino Unido congratula a Twitch

Entidade Reguladora do Reino Unido congratula a Twitch

A entidade reguladora do Reino Unido, Ofcom, deixou uma mensagem a congratular a plataforma de streaming Twitch, depois desta ter apresentado o ano passado novas regras sobre a identificação das transmissões com diferentes conteúdos.

O sistema foi criado para que os criadores de conteúdos na plataforma de streaming possam marcar as suas transmissões com determinados conteúdos, evitando que alguns utilizadores possam aceder a temas que não sejam os pretendidos. A Ofcom afirma que esta medida está a ter resultados positivos, sobretudo para crianças, de forma a evitarem conteúdos de adulto.

Para contexto, em Junho de 2023, o Twitch confirmou que iria introduzir as novas etiquetas para transmissões, que permite classificar os conteúdos das mesmas com base em várias categorias. Por exemplo, se os criadores estariam a transmitir jogos com tema violento ou voltado para públicos adultos. Isto iria permitir aos utilizadores e à própria plataforma evitar apresentar conteúdos inapropriados para certas categorias de idade.

Para analisar se o sistema estaria a funcionar como esperado, a Ofcom verificou mais de 3 milhões de transmissões entre Março e Dezembro de 2023. A entidade afirma ter verificado que a marcação das transmissões é benéfica para evitar que menores de idade acedam a conteúdos inapropriados, e também para ajudar os utilizadores a terem mais controlo sobre o que pretendem aceder.

Ao mesmo tempo, a entidade afirma que esta marcação das transmissões não veio ter impacto para os criadores de conteúdos, e também não afeta o número de utilizadores que assistem às transmissões, mesmo que sejam marcadas com conteúdos para adultos.

A entidade afirma que vai continuar a analisar a forma como as transmissões em diferentes plataformas de streaming podem afetar os menores de idade. Esta medida surge também numa altura em que se aplicam regras mais apertadas de conteúdos voltados para menores em diferentes plataformas.