Xiaomi lidera nas vendas de smartphones de entrada de gama
O mercado dos smartphones continua em mudanças, sendo que os dados mais recentes publicados sobre o mesmo indicam que existem algumas marcas bem posicionadas em diferentes segmentos. Entre os quais encontra-se os smartphones de entrada de gama, que verificaram uma elevada procura durante os últimos meses.
De acordo com os dados da firma Counterpoint Research, o segundo trimestre de 2024 registou um crescimento considerável a nível das vendas de smartphones de gama de entrada, com um crescimento de quase 10% face a igual período do ano anterior, e mais de 100 milhões de unidades vendidas.
Atualmente, os dispositivos de gama de entrada correspondem a 37% de todas as unidades disponíveis no mercado. Um dispositivo é classificado pela entidade como sendo de entrada de gama quando o seu preço encontra-se abaixo dos 150 dólares.
Nesta posição, a Xiaomi parece demarcar-se como uma das preferidas dos consumidores. Particularmente o Xiaomi Redmi 13C 4G, que foi um dos dispositivos mais vendidos durante este período. Em seguida na tabela encontra-se o Samsung Galaxy A05, acompanhado de perto pelo Galaxy A15. O Xiaomi Redmi 13C 5G surge na lista em seguida, sendo o único com capacidade de suportar redes 5G a surgir no top 10.
Este será também um ponto importante a ter em conta, visto que indica que o suporte a redes 5G encontra-se a transitar lentamente também para este setor, permitindo aos utilizadores terem dispositivos com acesso à mais recente rede de dados móveis, sem terem de optar por modelos mais caros e premium.
É possível que, durante os próximos tempos, venhamos a ter outros modelos com 5G a surgir na tabela, tendo em conta que o acesso à tecnologia para tal encontra-se cada vez mais barato.