YouTube revela novas medidas para ajudar a proteger jovens na plataforma

YouTube revela novas medidas para ajudar a proteger jovens na plataforma

A Google encontra-se a lançar um novo conjunto de medidas para responder diretamente à forma como os jovens usam plataformas como o YouTube, e a forma como a plataforma de vídeos recomenda conteúdos aos mesmos.

A empresa confirmou que vai aplicar um conjunto de salvaguardas adicionais para recomendações de conteúdos para adolescentes, desenvolvidas em consulta com uma equipa de especialistas independentes da Comissão de aconselhamento de jovens e famílias, especializada em desenvolvimento infantil, aprendizagem digital, meios de comunicação para crianças e muito mais.

Segundo a Google, “Ao trabalhar com a Comissão de Aconselhamento, identificámos categorias de conteúdo que podem ser inócuas como um único vídeo, mas que podem ser problemáticas para alguns adolescentes se forem visualizadas repetidamente. Estas categorias incluem conteúdo que compara características físicas e idealiza alguns tipos em detrimento de outros, idealiza níveis de aptidão física ou pesos corporais específicos ou apresenta agressão social sob a forma de lutas sem contacto e intimidação. Como resultado, estamos agora a limitar as recomendações repetidas de vídeos relacionados com estes temas para adolescentes em Portugal e a nível global.”

Ao mesmo tempo, a empresa afirma ainda que o YouTube “é um lugar onde os adolescentes podem aprender, explorar as suas paixões, expressar-se e encontrar pertença. Reconhecemos o papel importante que desempenhamos nas suas vidas e, a partir de hoje, estamos a introduzir uma nova experiência supervisionada no YouTube que vai permitir aos pais e adolescentes a opção de associarem as suas contas e receber informações e notificações partilhadas. Esta nova experiência foi desenvolvida para manter os pais informados sobre as atividades dos canais dos seus filhos adolescentes no YouTube e ajudá-los a encorajá-los e aconselhá-los sobre a criação responsável de conteúdos.”

Estas novas medidas podem ajudar os jovens a ter acesso a conteúdos recomendados e mais adaptados para os seus gostos, ao mesmo tempo que mantem em foco a segurança no uso da plataforma em geral.

Estas novas medidas podem ajudar a melhorar a interação da plataforma com os seus criadores mais jovens, e também os utilizadores que usam a mesma para consumir conteúdo diretamente.