Anunciantes pouco interessados em colocar publicidade na X em 2025

Anunciantes pouco interessados em colocar publicidade na X em 2025

Desde que Elon Musk adquiriu a X, antigo Twitter, muitos anunciantes deixaram de usar a plataforma para as suas campanhas, em parte sobre o receio de que as mesmas fossem apresentadas em conteúdos inapropriados – que iria dentro da ideia de Musk para a liberdade de expressão na plataforma.

Embora Musk tente indicar constantemente que os anunciantes voltaram para a plataforma, os dados parecem indicar o contrário. No que Musk apelida de ser mais uma campanha da “media tradicional” – o nome do mesmo para os meios de imprensa que não sejam utilizadores aleatórios da X – existem agora dados que indicam que existem cada vez mais anunciantes a cortar as despesas em publicidade na X.

De acordo com a firma Kantar, uma grande parte dos anunciantes na X pretendem reduzir as despesas na plataforma para o próximo ano. Cerca de 26% dos anunciantes possuem planos de reduzir ou suspender por completo as despesas em campanhas de publicidade na X em 2025, o que seria uma das maiores reduções de sempre registadas na plataforma.

Os dados apontam ainda que apenas 4% das empresas atualmente a fornecerem campanhas na X consideram que a plataforma é segura o suficiente para colocar a publicidade. Este valor é bastante reduzido, sobretudo quando comparado com os 39% registados no mesmo campo pela Google e a sua plataforma de publicidade.

Embora Musk venha a sublinhar que a sua plataforma é segura para as marcas, de tempos a tempos surgem casos onde campanhas de publicidade surgem associadas a contas negativas ou a temas polémicos. Qualquer utilizador da X rapidamente não terá problemas em encontrar na plataforma publicações inapropriadas, e algumas das quais próximas até de publicidade.

Segundo os analistas, a X tem vindo a mudar de forma drástica, de tal forma que é impossível de prever como a plataforma irá encontrar-se de um dia para o outro. Isto cria uma insegurança entre os anunciantes, que evitam assim usar a plataforma para as suas campanhas em prol de outras alternativas.

Ao mesmo tempo, a forma como Elon Musk atua dentro da plataforma, tanto a nível das suas ações, mensagens como também atitudes perante vários casos, estão a ter impacto no interesse dos anunciantes em usar a plataforma para publicidade.

De relembrar que Musk apresentou recentemente um caso em tribunal contra várias entidades, acusadas de criarem um boicote de publicidade à X na altura em que a plataforma foi adquirida por Elon Musk.