Snapdragon 8 Gen 4 pode vir a tornar smartphones mais caros
A Qualcomm encontra-se a preparar para revelar o novo processador Snapdragon 8 Gen 4, algo que se encontra previsto de acontecer em meados de Outubro. No entanto, não existem boas notícias para quem pretenda vir a adquirir um novo dispositivo com este processador.
De acordo com os mais recentes rumores, o Snapdragon 8 Gen 4 pode chegar com um custo final para os fabricantes até 20% mais elevado, o que, obviamente, vai tornar o processo de fabrico mais caro. Eventualmente, esses custos vão ter de passar para os consumidores, que podem vir a verificar preços mais caros para os seus smartphones.
Um dos motivos apontados para o aumento do preço neste processador encontra-se nas cores Oryon, que foram desenvolvidos internamente pela empresa. Embora este forneça uma boa capacidade de processamento, também elevam consideravelmente o custo final do chip.
De notar que o preço final de venda do Snapdragon 8 Gen 4 ainda é desconhecido, mas um leaker aponta que pode atingir os 240 dólares, o que representa então os 20% acima do preço do modelo atual no mercado.
Além disso, ainda se desconhece se este preço será do modelo com ou sem o modem 5G integrado – obviamente, a versão com o modem integrado deve ficar ainda mais cara.
A ter também em conta que definir o preço final do Snapdragon 8 Gen 4 será um processo complicado. Isto porque os preços conhecidos são os valores finais de venda do chip, que são consideravelmente diferentes dos vendidos para as grandes fabricantes, que normalmente contam com acordos especiais e preços mais competitivos.
Ainda assim, tudo aponta que o preço final dos mesmos pode vir a aumentar, até mesmo para estas grandes empresas. Portanto, existe uma forte possibilidade desse aumento vir a traduzir-se nos dispositivos finais no mercado.