Apple pode usar modem 5G dedicado com o iPhone SE 4
Faz algum tempo que os rumores indicam a possibilidade da Apple vir a adotar um modem dedicado de ligações 5G nos seus dispositivos, com o objetivo de reduzir a dependência de entidades como a Qualcomm.
Na realidade, os planos para tal não são recentes, tanto que a Apple adquiriu a divisão de modems 5G da Intel em 2019, aumentando ainda mais o seu portefólio de tecnologias, e também os rumores sobre um modem dedicado em breve.
Ao que parece, os rumores agora apontam que as primeiras novidades neste campo podem vir a surgir já no próximo ano. O analista Ming-Chi Kuo aponta que a Apple pode adotar o seu modem 5G dedicado com os dispositivos a chegar no próximo ano.
A empresa pretende que entre 35 a 40 milhões de dispositivos no mercado durante o próximo ano tenham o modem da empresa, com o valor a aumentar para 95 a 110 milhões de unidades até 2027.
Curiosamente, um dos primeiros dispositivos onde este modem deve encontrar-se será no iPhone SE 4, que deverá ser lançado no primeiro trimestre do próximo ano. Eventualmente deve chegar também no iPhone 17 Air, um modelo fino do iPhone que deve ser revelado no terceiro trimestre do ano.
Usar um modem dedicado pode ter vantagens para a Apple, dando mais controlo da empresa sob o hardware, e também sobre as ligações do mesmo. A Apple é uma das empresas que gosta de ter o hardware no seu controlo, sem ficar dependente de terceiros, e isso vai ficar ainda mais presente em breve.
Existem ainda rumores que a Apple pode vir a conjugar os chips do modem, WiFi e Bluetooth em apenas um chip. Isto pode ter vantagens a nível do preço de produção e da eficiência energética.