AirPods Pro 2 vão contar com novo assistente de audição “clínico”
A par com todas as revelações feitas pela Apple durante o evento de hoje, a empresa também deixou algumas novas funcionalidades que vão chegar aos utilizadores dos AirPods Pro 2, e que podem ajudar a nível de saúde.
Uma das novidades encontra-se no modo de proteção da audição, que vai encontrar-se ativo por padrão. Este modo ativa automaticamente o cancelamento de ruido externo quando o utilizador se encontre numa zona com ruido bastante elevado.
Ao mesmo tempo, a Apple revelou ainda um novo assistente de audição, que é classificado como sendo “de grau clínico”, e que pode ajudar os utilizadores a compreenderem melhor as conversas – e sobretudo, que pode ajudar quem tenha problemas de audição.
Esta nova funcionalidade deve chegar como parte de atualização do software da empresa, ainda durante este ano.
Para usar a funcionalidade, os utilizadores necessitam de realizar um teste de audição, que a empresa afirma ter sido clinicamente comprovado, e que usa os AirPods e o iPhone para medir a audição. Os resultados são depois apresentados dentro da app de Saúde.
Caso seja identificado problemas de audição, o utilizador terá a possibilidade de ativar o modo de assistência de audição dos AirPods, que permite tornar o dispositivo num pequeno equipamento de ajuda. Dessa forma, os utilizadores podem usar os AirPods para ouvirem melhor o mundo.
É ainda aplicado um perfil de audição personalizado para cada utilizador, com base nos conteúdos que sejam reproduzidos – seja música, podcasts, vídeos ou qualquer outro – diretamente pelo iPhone.
A Apple afirma que a funcionalidade vai ficar disponível em mais de 100 países, mas ainda se desconhece se Portugal faz parte da lista.