Xiaomi vai deixar de suportar seis dispositivos mais antigos
Todos os fabricantes de smartphones no mercado lançam vários dispositivos ao longo do ano, e com isto, de forma a manter a lista de atualizações consistente, alguns modelos mais antigos podem acabar por deixar de receber atualizações.
No caso da Xiaomi, a empresa, de tempos a tempos, atualiza a lista de dispositivos suportados – removendo alguns modelos mais antigos. Recentemente a lista voltou a ser atualizada, com seis dispositivos que vão oficialmente deixar de receber suporte para o sistema.
Por entre os dispositivos removidos do suporte encontra-se o Xiaomi MIX 4, lançado originalmente em 2021. Encontra-se ainda o Xiaomi Pad 5, Xiaomi Pad 5 Pro 5G, POCO F3 e POCO F3 GT, e para terminar, o Redmi K40.
Todos os dispositivos devem continuar a funcionar na normalidade, no entanto, deixarão de receber as atualizações regulares de segurança da empresa. Isto pode deixar em aberto certas falhas de segurança, que podem ser exploradas para ataques.
Os utilizadores que ainda tenham estes dispositivos possuem agora duas alternativas. Poderão realizar o upgrade para um modelo mais recente no mercado, que ainda tenha suporte oficial, ou poderão continuar a usar os modelos sem impacto nas suas atividades, mas também sem receber atualizações futuras.
Existe ainda a possibilidade de se instalar uma ROM personalizada no dispositivo, mas esta tarefa tende a ser mais complexa e pode não se encontrar ao alcance de todos os utilizadores.