Microsoft corrige bug do Microsoft 365 que impedia a escrita

Microsoft corrige bug do Microsoft 365 que impedia a escrita

A Microsoft confirmou ter corrigido um bug, que afetava certas aplicações do Microsoft 365, e que poderia levar ao bloqueio das mesmas quando os utilizadores começavam a escrever algo nestas.

O bug afetava aplicações como o Outlook, Word, Excel e OneNote. Quando se começava a escrever algo em campos de texto nestas aplicações, as mesmas subitamente bloqueavam e impediam os utilizadores de usar as mesmas.

O bug foi rapidamente confirmado como tendo sido introduzido numa recente atualização das aplicações da suite do Microsoft 365, com a Build 17830.20138 ou mais recente. No registo de eventos do Windows simplesmente era registado um erro com o código 0xc0000005, confirmando que seria associado ao bug.

A Microsoft confirmou que o problema poderia acontecer em sistemas que teriam instalado pacotes de correção gramatical do Office 2016, o que estaria a causar um conflito com os pacotes de correções gramaticais mais recentes. Isso levava a que fossem apresentados erros quando se começava a escrever algo.

De notar que esta falha apenas acontecia em sistemas com a antiga versão de correções gramaticais do Office 2016. Nos restantes as aplicações funcionavam corretamente como era esperado.

A Microsoft afirma ter corrigido o problema com a mais recente atualização para o Microsoft 365, embora ainda recomende os utilizadores a removerem os antigos pacotes do Office 2016 do sistema, para prevenir possíveis erros de compatibilidade com as gerações mais recentes das apps da suite.