Outlook deixa de suportar autenticação básica antiga
A Microsoft encontra-se a alertar vários utilizadores do Outlook, com um email de “alerta final” para o fim de suporte a alguns meios de autenticação antigos.
Alguns utilizadores confirmaram ter começado a receber um email de alerta da Microsoft, a informar que a conta dos utilizadores pode deixar de ser acedida em certas aplicações de terceiros de email e de calendário. Em causa encontram-se mudanças feitas no sistema de autenticação da plataforma, que deixa de suportar a autenticação básica de contas (usando nome de utilizador e senha).
Esta medida era algo que já tinha vindo a ser planeado de se alterar desde 11 de Junho, quando a empresa alertou que o acesso deveria agora passar a ser feito usando a autenticação moderna via Oauth 2.0.
Algumas aplicações de email e calendário de terceiros ainda usam o sistema de autenticação básico, sendo que, nestes casos, com a mudança agora implementada, deixam de conseguir aceder às contas. O sistema antigo de autenticação foi descontinuado oficialmente a 16 de Setembro, pelo que as aplicações de email e calendário mais antigas podem não conseguir mais aceder aos conteúdos.
Antes da descontinuação, a Microsoft enviou emails aos clientes que identificou estarem ainda a usar meios de autenticação antigos, informando que seria o dia final para a mudança, e que poderiam perder acesso a certos conteúdos.
A mudança faz parte dos planos da Microsoft para implementar sistemas mais seguros de acesso às contas dos utilizadores, e para prevenir abusos bem como roubo de contas, usando sistemas de autenticação mais atualizados para os tempos modernos.