X contorna bloqueio no Brasil com nova técnica

X contorna bloqueio no Brasil com nova técnica

Recentemente a X, antigo Twitter, tinha sido bloqueado no Brasil. A medida foi aplicada depois de uma ordem judicial na região. No entanto, embora a medida tivesse mesmo sido aplicada, parece que a plataforma de Elon Musk encontrou agora uma forma de contornar esse bloqueio.

A X encontra-se agora a usar a plataforma Cloudflare apenas para a região do Brasil, contornando o bloqueio que tinha ocorrido na maioria das operadoras locais. Isto acontece porque as operadoras, por norma, bloqueiam apenas o DNS e IP dos servidores associados com a plataforma.

No entanto, um dos objetivos do Cloudflare passa por atuar como um “proxy”, prevenindo que o endereço original dos sistemas sejam distribuídos publicamente. Para a Internet, os Ips associados a um domínio nesta plataforma são os da própria Cloudflare.

endereços usados na x em diferentes paises

Ao que parece, a X começou agora a usar a Cloudflare, voltando assim a funcionar no Brasil. Como os Ips desta plataforma não se encontram bloqueados, as operadoras também não bloqueiam o acesso direto ao mesmo.

Embora fosse possível ordenar um bloqueio dos Ips associados com o Cloudflare, isso poderia levar a que centenas ou milhares de outros websites por toda a internet ficassem igualmente inacessíveis, uma vez que estes partilham todos o mesmo endereço.

Desta forma, o bloqueio direto para os Ips dos servidores usados pela X deixa de ser uma medida que as operadoras podem aplicar. Embora o bloqueio ainda possa ser aplicado a nível do DNS, isso pode ser facilmente contornado com o uso de DNS públicos, como os da Google ou da própria Cloudflare.

Por agora, a X apenas se encontra a usar o Cloudflare para os acessos feitos a partir do Brasil, sendo que nos restantes países ainda são usados os Ips finais da plataforma e dos seus servidores.