Microsoft Edge vai alertar para extensões pesadas
A Microsoft encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o Edge, que brevemente poderá ajudar os utilizadores a identificarem extensões que causem problemas de desempenho no navegador.
A nova funcionalidade vai analisar o impacto de cada extensão no desempenho geral do Edge, e alerta o utilizador para tal. Embora as extensões sejam um extra usado para adicionar novas funções no navegador, ao mesmo tempo, cada uma pode ter impacto no desempenho final e no carregamento de conteúdos.
A pensar nisso, a Microsoft encontra-se a trabalhar num novo sistema, que vai ser integrado no Edge, para identificar as extensões que possam estar a causar problemas tanto a nível do uso de recursos pelo navegador, como do desempenho do mesmo e até no carregamento dos sites.
Extensões que, por exemplo, adicionem scripts pesados nos sites podem ser alvo de aviso. O alerta do Edge vai permitir que os utilizadores verifiquem o impacto final no desempenho, e possam também rapidamente desativar as mesmas.
Por agora a funcionalidade encontra-se ainda em testes, portanto pode demorar algum tempo para chegar junto de todos os utilizadores. Mas tendo em conta a ideia da Microsoft em otimizar ao máximo o Edge, não deve demorar muito para vermos a mesma em mais sistemas.
Os utilizadores que estejam na mais recente versão do Edge também podem ativar a flag para experimentar a função, via a página “edge://flags/” e ativando a opção “Extension Performance Detector”.