macOS 15 Sequoia está a causar problemas com VPNs e softwares de segurança
Os utilizadores que tenham atualizado recentemente para o macOS 15 Sequoia encontram-se agora a reportar problemas em certas ligações VPN e com algumas aplicações de segurança, que se encontram a apresentar falhas variadas na nova versão.
Ao que tudo indica, as falhas encontram-se associadas com mudanças feitas nesta versão do sistema por parte da Apple. Vários utilizadores afirmam que softwares de segurança como o CrowdStrike Falcon e ESET Endpoint Security encontram-se a apresentar erros, sobretudo relacionados com o carregamento de conteúdos seguros pela internet, nos navegadores e até mesmo via o terminal.
A CrowdStrike deixou mesmo um alerta para os utilizadores em macOS não atualizarem para a recente versão do sistema, tendo em conta que mudanças no mesmo podem causar problemas adversos.
As falhas foram também identificadas com vários softwares de VPN, e também acessos de VPN para empresas. As ligações encontram-se a falhar de forma aleatória, com mensagens de erro associadas com a firewall.
Por agora não existe uma solução geral para todos os problemas. Embora existam algumas formas dos utilizadores poderem tentar aliviar a situação, dependendo dos erros verificados, a recomendação geral para quem usa VPNs ou tenha algum software de segurança EDR no sistema será evitar realizar de imediato o upgrade para a nova versão do macOS.
Não se sabe exatamente a origem dos problemas, mas tudo aponta que será associado com alterações feitas a nível do macOS na firewall ou processamento de ligações de rede. É possível que a Apple venha a corrigir estas falhas em futuras atualizações de bugs do sistema operativo.