Kernel de Linux recebe suporte a tempo real depois de 20 anos em desenvolvimento
Depois de quase vinte anos em desenvolvimento, o kernel de Linux recebe oficialmente suporte para PREEMPT_RT em tempo real. Esta novidade vai ser integrada na futura versão do kernel 6.12 de Linux.
Esta novidade vai permitir ao kernel de Linux oferecer uma forma de certos processos apresentarem um desempenho de baixa latência, e será inicialmente desenvolvido para as arquiteturas ARM64, RISC-V, e x86/x86_64.
Com o kernel de Linux 6.12, que deve eventualmente ser integrado em todas as distribuições do sistema, a funcionalidade vai começar a chegar também a mais utilizadores e processos em geral. Até agora, a funcionalidade era oferecida como parte de atualizações externas ao kernel, e não de forma nativa pelo mesmo.
O foco da mesma será para aplicações industriais e críticas, onde processamento em tempo real de alguns serviços será algo consideravelmente importante.
Ao mesmo tempo, o Kernel de Linux 6.12 deverá ser a versão LTS do mesmo para este ano, e marca um novo passo no desenvolvimento do mesmo para o futuro.