Proton VPN permite acesso gratuito a servidores no Brasil após polémica com X
Recentemente a X foi bloqueada no Brasil, deixando milhares de utilizadores sem forma de acederem à rede social pelos meios convencionais. Uma das formas alternativas de acesso passa pelo uso de uma VPN.
A pensar nisso, a Proton VPN acaba de confirmar quer vai realizar alterações na sua oferta gratuita de VPN, com o objetivo de fornecer aos utilizadores no Brasil uma forma de continuarem a aceder à plataforma. A empresa confirmou que vai disponibilizar os servidores VPN do Brasil gratuitamente para a região, de forma a que os utilizadores tenham um meio de aceder à X sem limitações.
Esta medida surge depois de, recentemente, o Supremo Tribunal Federal ter bloqueado o acesso à X por várias acusações contra a plataforma de Elon Musk.
Com esta oferta, os utilizadores de contas gratuitas da Proton VPN no Brasil poderão usar os servidores locais para continuar a aceder à plataforma. Esta medida será realizada com o aproximar das eleições legislativas na região, que ocorrem a 6 de Outubro.
A Proton VPN afirma que deverá manter o acesso gratuito aos servidores no Brasil até uma semana depois da eleição terminar.
Embora a medida seja focada para evitar que exista censura nos conteúdos acedidos pela internet, ao mesmo tempo também permite que os utilizadores possam contornar os bloqueios aplicados na X, e possam assim continuar a aceder à plataforma.
De relembrar que, desde o bloqueio da X, a procura por VPNs no Brasil aumentou de forma considerável. Isto apesar de o governo local ter considerado que, para entidades a usarem esta forma de contornar os bloqueios da X, poderiam ser aplicadas sanções.