TikTok Music vai ser totalmente descontinuado em Novembro
Em tempos, o TikTok tentou entrar no mercado do streaming de música, aproveitando o seu catálogo de músicas para lançar uma plataforma de streaming, conhecida como TikTok Music. No entanto, a plataforma vai agora ser descontinuada oficialmente.
Em comunicado, o TikTok afirma que o TikTok Music vai ser descontinuado a 28 de Novembro de 2024. Os utilizadores devem transferir as suas listas de músicas para outras plataformas de streaming até final de 28 de Outubro, altura em que os dados devem começar a ser apagados.
A plataforma foi lançada pela ByteDance como uma aposta para rivalizar com o Spotify e YouTube Music, mas a sua adoção encontrou-se longe de ser a maior. A ideia seria aproveitar a popularidade da plataforma de vídeos para incentivar ao uso da plataforma de streaming de música, e até para dar a conhecer novos artistas e conteúdos – algo que o TikTok é também conhecido por fazer.
No entanto, a plataforma nunca recebeu uma grande atenção, e o facto de se encontrar limitado apenas a alguns países também não terá ajudado.
Para ajudar os utilizadores a realizarem a transição, a plataforma agora fornece uma nova aplicação que permite exportar as listas de músicas diretamente para outra plataforma de streaming, ajudando consideravelmente na transição – nomeadamente para o Spotify, Apple Music e Amazon Music.
Esta medida surge também numa altura em que o TikTok enfrenta uma forte pressão por parte das gravadoras. Ainda no início do ano a empresa teve problemas com a Universal Music Group, que levou à retirada de milhares de conteúdos musicais da plataforma de vídeos, por falta de licenças.