Moneygram confirma ataque depois de dias inacessível
A plataforma de transferência de dinheiro MoneyGram, depois de vários dias inacessível sem explicação, veio agora confirmar ter sido alvo de um ataque informático, o qual terá comprometido a segurança da infraestrutura da entidade.
A confirmação surge quase depois de 5 dias de inacessibilidade na plataforma, com os utilizadores a reportarem falhas no uso de praticamente todos os serviços da mesma. Inicialmente surgiram rumores que a entidade poderia ter sido atacada, mas apenas agora surge a confirmação oficial da mesma sobre o caso.
A MoneyGram confirmou que foi alvo de um ataque informático, e que teve de suspender as suas atividades e sistemas durante a investigação do incidente. A empresa afirma que foram imediatamente realizadas as medidas de segurança depois do ataque ter sido confirmado, e que a investigação do mesmo ainda se encontra a decorrer.
O MoneyGram é uma plataforma vulgarmente usada para a transferência de dinheiro entre diferentes países, sendo bastante usada nos EUA, mas tendo uma rede de 350.000 lojas distribuídas por mais de 200 países.
Os problemas começaram a surgir no início do dia 20 de Setembro, quando o site da entidade começou a apresentar uma mensagem de manutenção, juntamente com as falhas registadas em todas as suas apps. O problema de acesso manteve-se desde então, sem qualquer confirmação pela entidade sobre o que estaria a acontecer.
Apenas durante o dia de ontem, 24 de setembro, a empresa veio confirmar oficialmente que teria sido alvo de um ataque informático. A empresa reconhece a urgência de resolver o problema, para permitir que os clientes voltem a usar a plataforma, e afirma encontrar-se a trabalhar na situação com a maior prioridade possível.
No entanto, apesar da confirmação, praticamente todas as plataformas da mesma ainda se encontram inacessíveis e com falhas. De momento ainda se desconhece quando o serviço voltará a ficar disponível e desconhece-se também quais os dados e sistemas que podem ter sido afetados.
Nenhum grupo veio atualmente confirmar ter sido a origem do ataque ou de um possível roubo de dados, embora isso possa demorar alguns dias a acontecer.